segunda-feira, 12 de março de 2012

A vitória da Graça!

Graça é a maneira pela qual Deus se dispõe a receber, de braços abertos, o pecador, não obstante sua santidade absoluta e o estado miserável em que se encontra aquele que dele se desviou. É uma bênção ou um favor verdadeiramente imerecido e indevido, que Deus concede em sua soberania, nunca em resposta a alguma iniciativa da parte do pecador. Deus não tem nenhuma obrigação de perdoar. Ninguém tem o direito de cobrar tal coisa de Deus. Ele, no entanto, perdoa por causa da graça. A iniciativa é sempre de Deus.
É Ele quem dá inicio ao processo da salvação e providencia os meios necessários, nunca se desobrigando de sua boa vontade. É pela graça de Deus que somos salvos e não pelas obras. É como argumenta Paulo, em cujas epistolas aparece a palavra graça 100 vezes : “Se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse a graça já não seria graça” (Romanos 11:6). O lugar das obras é a posteriori (depois), como consequência da salvação, e não como meio de salvação.
A graça pode alcançar os pecadores que foram longe demais, pois “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20).
É de todo necessário distinguir a graça especial da graça comum. A graça comum é derramada sobre a totalidade da raça humana, sem discriminação. Por essa razão, Deus “faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Já a graça especial é derramada somente sobre aqueles que decidem seguir a Cristo manifestando Jesus em toda sua vida. Uma vez alcançado por essa graça, eles vão enxergar o dom de Deus, vão se arrepender de seus pecados, vão obter e desenvolver a fé salvadora, vão se integrar no corpo de Cristo e vão herdar a vida eterna. Graça sem responsabilidade humana é desgraça.
A graça especial ela é irresistível porque não pode ser rejeitada (posto que não merecíamos) e ela é suficiente porque é adequada para salvação do discípulo (cristão), aqui e agora, e por toda a eternidade. Jesus é essa maravilhosa graça de Deus para todo o mundo e não apenas para um grupo seleto de pessoas. Uma vez alcançado por tão grande amor, não há como fugir. E já que não merecíamos, mas fomos acolhidos em amor, com amor e pelo amor, façamos o mesmo.

NEle que nos recebe de braços abertos apesar de nossas diferenças e sem preconceito.
Daniel Lima
Recife
PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...