segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estação amor, destino novo viver.

UM CAMINHANTE NO CAMINHO DIZ: Um alvoroço rompe a silenciosa noite, onde a maior parte da população dorme. Daí ecoa nas ruas berros, gritos e a vizinhança acorda assustada abrindo janelas e portas bem devagar. Todos correm para a casa de onde sai o barulho da confusão e veem um homem espancando a sua mulher que dizia tanto amar. Daí, logo vem a dúvida parar ou não e briga de marido e mulher, mas a mulher grita clamando socorro. Os vizinhos entram da briga e dominam o marido irado, perguntam o marido o por que de tamanha brutalidade e o marido logo diz: “acho que minha esposa está me traindo”. O marido está convencido de que o dom mais belo, precioso e desejado que uma pessoa possa oferecer e ter foi violado, o seu amor foi traído. Então, alguns daqueles vizinhos já começam a dizer: “Ela tem mesmo é que apanhar, enquanto ele trabalha ela está chifrando ele”. Outro diz: “Se fosse comigo eu traia ela e em nossa cama”. Isso que você acabou de ler, lamentavelmente, tem acontecido em muitas localidades em nossos dias. Diante da infidelidade conjugal as pessoas frequentemente reagem com emoções intensas, o que pode ocasionar em violência e até mesmo homicídio. E os que ficam de fora uns são contra a essa monstruosidade, porém outros concordam (graças a Deus existe a lei Maria da Penha).
O amor hoje em dia se transformou apenas numa palavra bonita, tão bem analisada por poetas. Amor atualmente parece que só serve para conquistar. Um rapaz gosta de uma moça aí para conquistá-la ele diz: “eu te amo”, mesmo sem sentir nada querendo apenas usá-la como um objeto e nada mais.
Amor pelo semelhante então, nem em palavras. Constantemente nos horários de qualquer repórter policial pessoas fazem o seguinte comentário: “Um a menos no mundo, gente ruim tem que morrer mesmo” (esse é o comentário mais leve que se pode ouvir).
Amor animais para que, nem crime é. Certa vez vi um grupo de jovens em festa junina pegarem um gato amarrar um rojão em sua calda acender e soltá-lo, daí nem preciso prosseguir com essa barbaridade.
Nosso desafio diário é manifestar amor através de palavras, atos, olhares e expressões. Como Paulo fala aos romanos “O amor seja sem hipocrisia”, ou como diz a expressão da bíblia em linguagem contemporânea: “Amem de verdade, não de maneira fingida” (Rm 12:9).
Amar hoje em dia está vinculado a troca, nas redes sociais a seguinte expressão: “De hoje em diante só vou amar quem me ama”. C.S. Lewis em seu livro “Os quatro amores” diz:
“‘Deus é amor’, diz São João. Em minha primeira tentativa de escrever este livro, eu pensava que essa máxima seria para mim um critério bastante seguro de abordagem do assunto. Imaginava poder dizer que os amores humanos só mereciam ser chamados de amores em algum sentido na medida exata em que se parecessem com o Amor que é Deus” (o sublinhado é para destacar e não está assim no livro).
O amor deveria ser chamado de amor apenas quando se parecesse com o amor de Deus, sem impor condições para amar, amando até mesmo aquele que ver nosso fracasso. Jesus mesmo nos ensinou dizendo: ”Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros” (Jo 13:34), “amem-se uns aos outros como eu os amei”  (Jo 15:12).
Meus amigos todas estas estações só são possíveis se houver amor, se estivermos no amor que é Deus, pois não há reflexão de rever nossos conceitos e recomeçarmos se não amarmos. Quem tem amor é grato, pois tudo emana graça, paz e bondade. Ao amar conseguimos repousar nas mãos de Deus com nossa mente tranquila e confiante. Uma pessoa cheia de amor no coração não guarda ressentimentos, pois seu ser está cheio do amor incondicional de Deus, portanto ela sempre perdoa.
No antigo testamento já vemos tal demonstração de amor, no livro do profeta Jeremias capítulo trinta e um versículo três diz: “O Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: ‘Eu amei com amor eterno; com amor leal a atraí”. Na época em que predominava a lei Deus disse para Israel que o amava com um amor infinito, extremamente duradouro, um amor sem começo e sem fim (amor eterno). E é com esse grande amor que Ele também ama o mundo (toda humanidade): “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Agora pense comigo, se o amor de Deus dependesse de nós o do nosso amor, será que seríamos amados assim como Ele nos ama? O amor de Deus não depende de nada, e se depender é apenas dEle mesmo! Deus é amor e vive em Si mesmo um grande mistério de comunhão pessoal de amor. Quando percebemos e vivemos isso nos sentimos mais livres, em harmonia, equilíbrio e felicidade.
Quem é pai ou mãe, ama seu filho apenas porque é seu filho, é com esta mesma ternura que Deus o Pai nos ama, como filhos. Deus ama a cada um de nós de uma maneira tão especial que se eu ou você fossemos a unida pessoa no universo, Deus não nos amaria mais do que Ele já nos ama. Deus ama a todos e não alguns! E Ele não nos impõe nenhuma condição para amá-lo, Ele nos ama como estamos neste exato momento. Por isso, para Ele não importa o passado: vícios, defeitos, pecados... Deus nos ama da mesma maneira como disse acima, porque o seu amor é eterno. Entenda uma coisa, nada que possamos fazer irá diminuir o amor de Deus por nós, nem mesmo o que já fizemos. Deus pode até não amar o que você está fazendo, mas o amor dele por você não tem fim. Como disse Brennan Manning: “Largue sua carga e construa sua vida sobre o amor de Deus”.
Portanto, meus amigos, vamos como diz a canção, voltar ao início de tudo e encontrar o verdadeiro amor, voltar ao primeiro amor, voltar a Deus. Se não experimentarmos o amor de Deus, nunca iremos amar os nossos semelhantes.
NEle que é a encarnação do amor por todos nós, para que manifestemos esse amor por onde passarmos.
Daniel Lima
Um caminhante no Caminho
--
Salvos pela Graça...
Unidos pela Bondade e Misericórdia...
Chamados para Servir...
Marcados pelo Amor...
Que seja assim a nossa caminhada,
Vivendo o Evangelho no Caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...