sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Miserável pecador


Neste falo por mim mesmo na intenção de também fazer você refletir. Apontar os outros é muito fácil. Afinal, sempre estamos prontos para pôr o dedo em rixa e acusar nosso semelhante, mas quando foi a última vez que refletimos o quanto somos falhos e carente de consertos? Esta vida diária de seguir a Cristo é uma constante desconstrução. Perceber que somos humanos sujeitos a falhas é a primeira observação que precisamos fazer. Não somos semideuses ou super-homens! Na maioria das vezes, somos hipócritas e enganadores.
A vida é cheia de buracos, uns são rasos e saímos facilmente, porém, há outros que são mais profundos e para sairmos precisamos da ajuda de Jesus, pois no que depender de nós ficaríamos lá presos.
Ainda que eu caia aqui e ali com o peso do meu madeiro, sempre aparece o Sireneu e Ele sempre me ergue, ajudando-me a levar; ainda que eu esteja caído, com feridas, o Bom Samaritano me levanta e cuida de mim. Não mereço o cuidado do Sireneu e nem o socorro do Bom Samaritano. Tudo é graça (favor imerecido)!
Sou falho, pecador, miseravelmente pecador, mas Ele me ama. Todavia, o Seu amor, cuidado e graça não deve ser justificativa para continuar no erro. A graça traz consigo responsabilidade. Devo viver responsavelmente, reconhecendo meu erro, corrigindo e não parar. Preciso continuar a caminhada aprendendo com a Vida.
Certa vez quando Ele lavava os pés de seus discípulos Pedro não aceitou. Afinal, sendo Ele o Filho de Deus não era para está naquela posição de serviço. Então, Jesus prontamente responde Pedro se não lavar seus pés não tens parte comigo, imediatamente Pedro disse: “Senhor, então lava também minhas mãos e a minha cabeça”. Porém, Jesus disse: “Quem já se banhou só necessita lavar os pés, pois o mais está limpo”. Estamos limpos, lavados pelo sangue que foi derramado lá no Calvário, estamos limpos pela palavra, Ele mesmo é a Palavra de Deus (João 1:1). Porém, precisamos ser santificados, permanecer limpos diariamente. Temos que lavar sempre nossos pés no Evangelho de Cristo, fazer uma viajem de consciência, ver onde falhamos e procurarmos corrigir com a ajuda dEle.
Não me lamento quando caio e sim quando não consigo levantar. Entretanto, ser tentado não é cair, cair é o ceder, cometer, executar o que já processado na mente está. Fazer um exame de consciência é necessário! Rever princípios e valores. Perceber por que caminhos estamos andando, pois sempre que se erra é porque o caminho que se está é o errado, desta maneira, o melhor é parar, voltar e recomeçar uma nova jornada no Caminho certo.
Como os pés de um peregrino se cobrem de poeira pelas estradas, assim os discípulos de Jesus estão expostos, pelo contato com o mal, a manchar-se em seus pensamentos, palavras e ações. Como já disse acima, digo novamente só para reforçar, não somos super-homens! Ainda que meu corpo esteja limpo, lavado, banhado, ou seja, lavado pelo sangue de Jesus, nosso Senhor fez a provisão para nossa santidade. Ele lava nossos pés que estão sujos de tanto caminhar na estrada da vida. Em outras palavras, Ele nos purifica ao nos conduzir continuamente a julgar-nos através do Evangelho (a água) a nossa consciência.
Como discípulos de Jesus, devemos copiar nosso Mestre, exercitar o amor e cuidado uns aos outros. Com toda humildade devemos também lavar os pés dos nossos semelhantes através do Evangelho.
Portanto, meus amigos, mesmo sendo cheio de defeitos e fraco, eu não saio do Caminho e nem deixo a minha cruz. Quero a cada dia está crucificado com Ele, de modo que eu não viva, mas que Ele viva em mim. Não o deixo porque preciso do seu amor e cuidado. Mesmo fraco eu amo o Senhor! Ainda que com os pés sujos eu estou limpo pelo seu sangue e Ele lava os meus pés através do Evangelho. Sou um vacilante, mas completamente dependente da admirável graça de Jesus. Sou humano, logo sou cheio de defeitos, perdido, mas nEle me encontro, por Ele sou achado. Ando pisando no chão da existência, arrastando meu pé no pó de maldades desta terra sujando aqui e ali, mas Ele com seu amor lava meus pés e me diz: “Você está lavado (banhado) só precisa lavar os pés, deixa que eu lavo, pois se não lavar seus pés não terás parte comigo”.
Tem misericórdia de mim Senhor, pois sou pecador!

NEle, que não me condena, mas me ama e lava meus pés, ensinando-me que também preciso lavar os pés dos meus semelhantes.
Um caminhante no Caminho.

---

O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!

Graça, bondade, paz, perdão e amor...

Que assim seja nosso caminhar!
---


Um comentário:

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...