domingo, 6 de abril de 2014

Discípulos para quê?

Hoje ser apóstolo é cargo eclesiástico, a igreja deixou o real sentido para ser uma espécie de shopping, até o culto teve seu real sentido substituído, agora é um show, membros de uma congregação quando não são parceiros, são patrocinadores. As igrejas (instituições religiosas) estão cada vez mais preocupadas com o número de seus “membros”, a fim de baterem metas financeiras ao invés de fazer discípulos. Que lamentável inversão de valores! Sabe o por que de tudo isso? Porque deixamos de ser discípulos de Cristo (aqueles que imitam o Mestre) para ser apenas crentes (aqueles que creem em algo).
Nunca devemos esquecer dessa realidade: para fazer discípulos é preciso ser discípulo! Entretanto, como ser discípulo se nem mesmo o Evangelho tem espaço nas igrejas? O Evangelho de Cristo foi substituído por normas humanas, falsos moralismos e legalismos. Muitos desses ambientes que levam a palavra igreja esquecerão o que Paulo fala aos Romanos no capítulo 1 versículo 16 “não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”
Ser discípulo de Cristo é ser ensinado por Ele através do Evangelho; é negar a si mesmo e tomar sua cruz; é depender única e exclusivamente dEle que é a Vida; é sair da superficialidade religiosa e mergulhar na profundeza de Cristo; é abandonar um cristianismo engessado e mecânico para alicerçar-se no real fundamento: Jesus Cristo.  Todavia, para ser discípulo é preciso ter em mente que o Evangelho é algo prático e não teórico. Sendo assim, em nosso dia a dia precisamos ter atitudes que promovam o amor, a libertação e o serviço.
Amar
Romanos 12:10 – “Amai-vos cordialmente uns aos outros, com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
Amor, essa palavra tem estado dentro de muitos ambientes religiosos, mas apenas como uma palavra e não como prática diária. Para semear o Evangelho precisamos amar, pois por Ele somos amados. Vamos acolher os que caem na jornada e não apedrejá-los ou nos distanciarmos dos tais.
Libertar
Isaías 61:1 – “O ESPÍRITO do Senhor JEOVÁ está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos: enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura da prisão aos presos;”
Quando nos libertamos de nós mesmos e de velhos aprisionamentos, muitas vezes somos aprisionados por um legalismo religioso. Uma vez libertos por Cristo aprendemos a ser mais humanos conosco e com o nosso semelhante. NEle fomos libertos de tudo que nos prendia e isso não como imposição, mas acolhimento amoroso e incondicional.
Servir
Marcos 10:45 – “Porque o Filho do homem, também, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.”
Se o próprio Filho de Deus veio para servir, precisamos aprender com quem é nosso modelo e servir uns aos outros também. Servir a todos e promover o bem a todos é um desafio nada fácil, mas em tudo gratificante. Lamentavelmente, muitos líderes não querem servir querem ser servidos, ficando em gabinetes e ostentando poder e prosperidade. Não devemos apenas compreender o que é servir, mas também praticar o serviço sem querer receber nada em troca.
         Vivamos como Cristo! Estejamos aos pés de Cristo, fundamentados no seu Evangelho e não seguindo a normas humanas. Deus não nos criou para sermos “humanóides”, mas sim ser Sua imagem e semelhança por onde passarmos exalando o bom aroma da graça e do eterno amor. Como discípulos dEle rendamos toda nossa adoração e sejamos ensinados por Ele até mesmo em meio as dificuldades da vida, sabendo que Ele em sua infinita graça nos ama tanto e deseja que também amemos uns aos outros a fim de proclamarmos com nossas atitudes a libertação e o serviço. Para quê ser discípulo? Para atender o maravilhoso convite: vem e segue-me! E isso não nos coloca em condição melhor do que o nosso semelhante, mas nos desafia a ser construtores de pontes, ou seja, ser reconciliadores.

NEle, que nos convida a viver em amor, proclamar libertação e servir aos outros.
Daniel L. Gonçalves - Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!


Um comentário:

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...