sábado, 3 de março de 2012

Discípulo até no sofrimento

Na segunda carta de Paulo aos tessalonicenses capítulo um e versículos de três a cinco lemos:
Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros,
De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;
Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;
Durante sua primeira visita a Tessalônica (At 17:5-9) Paulo foi perseguido. E com certeza os que decidiram seguir a Jesus e se tornaram seus discípulos, assim como Paulo foi, aqueles cristãos estavam também sendo perseguidos tanto por judeus quanto por gentios. Vemos na primeira carta de Paulo aos tessalonicenses o apóstolo dizendo que a volta de Cristo traria libertação aos perseguidos e julgamento sobre os perseguidores. Todavia isto fez com que os discípulos de Jesus daquela cidade achassem que tal volta seria imediata para livrá-los e vindicá-los. Por esta razão Paulo precisou dar maior ênfase que enquanto esperavam pelo Reino de Deus, os cristãos poderiam e deveriam desenvolver a perseverança e a fé através do sofrimento.
Muito se é falado em nossos dias que o “crente” (referindo-se a cristãos) não sofre, que é só vitória, Deus nos escolheu para ser cabeça e não calda, portanto, sofrer indica pecado, ou distanciamento de Deus e de sua vontade. Todavia ao vivermos para Cristo experimentamos dificuldades, pois somos o povo que mesmo estando em um mundo perverso, violento, promiscuo... decidimos seguir a Jesus. Há quem diga que os problemas e as dificuldades são resultados do pecado ou de nossa falta de fé, mas Paulo ensina que podem ser uma parte do plano de Deus para cada seguidor de Jesus. Precisamos entender que nossos problemas podem nos ajudar a olhar para cima e adiante, em vez de olharmos para dentro de nós mesmos exigirmos de Deus algo ao ponto de determinarmos o que queremos de bom para nós mesmos. Os sofrimentos podem nos ajudar a construir um caráter mais robusto e também a desenvolvermos maior confiança que Deus está no controle de tudo. Os sofrimentos podem criar oportunidades para compartilhar as nossas experiências com outros que estão passando pelas dificuldades que um dia passamos.
Portanto meus amigos, entendamos que as dificuldades podem ser uma indicação de que estamos nos posicionando ao lado de Jesus Cristo que disse: “neste mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci e vós também vencereis”. Sendo assim, mesmo que soframos precisamos como discípulos de Jesus demonstrar e exercer amor, paciência e confiança mesmo em meio a situações delicadas.

NEle que não nos abandona nos sofrimentos, mas nos dá força e permanece conosco sempre em amor e com amor.
Daniel Lima
Recife
PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...