segunda-feira, 9 de julho de 2012

Imitando a atitude de compaixão e de perdão

Imitar é procurar fazer igual, ser semelhante. Fomos criados conforme a imagem de nosso Criador que colocou em nós traços que nos lembram Ele, porém, a essa imagem em nós está ofuscada, embaçada, de modo que executar qualquer coisa que lembre quem nos criou, imediatamente somos vistos como pessoas idiotas e bobas. A palavra amor se tornou sem significado e se diz apenas para ficar com uma garota legal, ou para o garoto dar o presente almejado. O que vemos hoje na maioria dos casos são verdadeiras trocas, fazemos algo se obtivermos algum tipo de retorno.
Parece que a palavra compaixão ficou para pessoas fracas, ou mesmo saiu do nosso vocabulário – imagine do nosso agir. Jesus quando estava na cruz nos deu grande prova de compaixão, Ele foi esbofeteado e zombado, mas olha para todos ali presente e até mesmo para nós hoje e disse: “Pai perdoa-os, eles não sabem o que fazem”. Somente uma pessoa com o coração misericordioso e piedoso teria essa atitude. Talvez se fosse eu ou você, iríamos pedir justiça, para Deus castigar a todos que fizeram aquilo. Ele ainda foi zombado pelo ladrão que estava ali próximo, o outro não zombou, mas pediu: “lembra-te de mim quando entrares no Teu reino”. Ele não pediu para aquele homem: “Mas você é um infrator, é justo está aí pagando, peça pelo menos perdão pelos seus erros”. Ele não fez isso simplesmente disse: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Exercer compaixão, requer que nos coloquemos no lugar do outro. Saber que somos humanos e sujeitos a falhas.
Quando falamos de falhas logo nos vem a palavra perdão e com esta palavra, inúmeras desculpas: “já o perdoei duas vezes e ele aprontou de novo; quanto mais eu a perdoar mais ela cometerá o erro; não há como perdoar sem ver que a pessoa vai fazer por merecer”. Essas e outras desculpas fazem parte do dia a dia quando temos a oportunidade de exercer perdão, afinal, são setenta vezes sete. Estender as mãos, dar tapinhas nas costas é simples e até fácil demais, agora expressar de coração que não dói mais e que realmente não se tem mais rancor, é outra história. Sempre quando me lembro desta palavra perdão me vem à mente aquela mulher que foi pega em ato de adultério. Viram no momento exato em que ela estava traindo seu esposo e ainda com pouca roupa a trouxeram diante de Jesus dizendo: “Mestre essa mulher foi pega em adultério e, conforme a lei de Moisés deve morrer”. Entenda, era lei, mas diante daqueles homens estava quem é maior que a lei e ousadamente disse: “quem de vocês não tiver pecado, pode atirar a primeira pedra”. Que sábia resposta, todos tinham pecado, logo, não lançaram contra aquela mulher nem uma pedrinha, mas saíram todos dali, E Jesus não dá nem espaço para mulher pedir perdão, Ele simplesmente a libera perdoada: “os teus pecados estão perdoados, vai e não peques mais”. Ao perdoar somos liberados e liberamos o outro, pois enquanto estivermos aquela mágoa no coração somos escravos deste sentimento e até nossa saúde é afetada.
Viver para, em e com o nosso Artesão requer demonstrar que estamos vivendo desse modo, pois se estamos em Jesus, com Jesus e vivendo para Jesus, logo em nossos atos Cristo deve ser manifesto – se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Ser compassivo e saber perdoar não virtude para alguns, mas sim fruto de todo aquele que decide ser um discípulo de Jesus, pois o discípulo copia seu Mestre. Portanto, tenhamos em nossas entranhas misericórdia, benignidade, humildade, mansidão, paciência para suportarmos uns aos outros no amor que estamos envolvidos, ou seja, no amor que dEle recebemos e saibamos perdoar uns aos outros e se tivermos alguma mágoa de alguém que cheguemos a pessoa e falemos. Precisamos aprender muito com as crianças. Elas quando são castigadas pelos pais na hora ficam com raiva e fazendo birra, mas assim que passa o castigo e o pai chama para brincar ela vai sorrindo, sem ser falsa. Imitar a atitude de compaixão e perdão do nosso Artesão é um exercício diário.

NEle que sempre nos surpreende com sua atitude de amor, paciência, compaixão e perdão.
Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...