quarta-feira, 11 de julho de 2012

Deixando o amor guiar nossa vida

Li essas palavras em um perfil no facebook e vale a pena refletir nelas: ''E quando te perguntarem qual é a sua religião diga que você acredita no amor. Assim, quando menos esperarmos, o amor ao próximo já será uma constante em nossos corações. É preciso dar o primeiro passo e continuar firmes. Eis aí um grande desafio!''. Sempre que tenho oportunidade digo as seguintes palavras: “a base do Evangelho de Cristo é o amor e, manifestar esse amor é um desafio diário”. O amor que estamos acostumados a ver é baseado na troca; recebemos amor, então, damos amor, porém, como é difícil praticar o amor naquela pessoa que só quer ver nosso fim.
Se de fato existe uma religião, com toda certeza é o serviço na ação de doar-se por inteiro em amor para nosso semelhante. Deixar que o amor guie nossa vida é o mesmo que dizer: “Deixe Deus guiar a sua vida, pois Ele é amor”. Entenda, Deus não é uma manifestação de amor, ou do amor, Ele é o próprio amor. Quando deixamos o amor nos guiar a vida ganha mais cor na alma, ainda que ao nosso redor esteja sem cor e sem vida. Quando somos envolvidos por Cristo, não apenas desfrutamos do Seu amor, como desejamos compartilhar esse amor. Compartilhar não com palavras. Para isto existem alguns princípios sobre o amor ao nosso próximo.
O primeiro é a falta de amor é frequentemente fácil de ser justificada, embora nunca seja correta. Justificamos todo o tempo a nossa não manifestação de amor e damos desculpas constantemente. Cristo disse que seríamos conhecidos como seus discípulos, não por levar uma bíblia nas mãos, mas sim por levar amor no coração de tal forma que amemos como Ele nos ama. Amar sem reservas, sem desculpas e sem troca.
O segundo é nosso próximo é qualquer pessoa, de qualquer povo, credo, religião, opção sexual ou posição social que esteja em necessidade. Precisamos deixar isso bem claro em nosso coração, nosso semelhante ou próximo não são apenas aqueles que estão em nossa denominação religiosa. O nosso próximo ultrapassa toda e qualquer barreira, pois é qualquer pessoa que esteja em necessidade, ou seja, precisamos exercer solidariedade, necessitamos ser mais humanos para perceber e ter a sensibilidade de sentir a necessidade das pessoas. Necessidade não apenas do ponto de vista físico-material, mas também no ponto de vista psicológico e espiritual. Existem pessoas que tem apenas a necessidade de ser ouvida, peça a Deus ouvidos para ouvir; outras necessitam apenas de um abraço e por aí segue. Ser guiado pelo amor é envolver o outro nesse amor.
O terceiro é amar significa querer bem e atender à necessidade de uma pessoa. Estamos fazendo isso e, se estamos é de coração ou mero ato religioso, ou para querer destaque?  Querer o bem a todos, afinal precisamos fazer o bem sem olhar a quem. Não basta perceber a necessidade é necessário atender, suprir essa necessidade.
Logo, onde quer que você viva, certamente existem pessoas necessitadas por perto. Não há uma boa razão para você recusar-se a ajudar! Que Cristo nos ajude a não darmos justificativas para não amar; que Ele abra nossos olhos para que possamos ver que nosso próximo é qualquer pessoa e ultrapassa todo e qualquer limite; que Ele nos faça entender que amar o próximo não são meras palavras e sim atitudes que atendem a necessidade de uma pessoa. Sendo assim, que o amor nos invada e silencie as vozes que estão dentro de nós para que sejamos apenas uma voz, a do Amor!

NEle que é o amor por excelência.
Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...