segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Supremo Modelo


Cristo sofreu por cada um de nós, por esta razão em agradecimento o mínimo que devemos fazer é agir de modo semelhante ao de Cristo. Corresponder esse amor, nos tornando Ele para nosso semelhante.
A relação de Jesus com seus discípulos segue o modelo da tradição judaica. Quando um rabino chamava alguém para segui-lo era como se perguntasse: “Você quer ser igual a mim?”. Todo rabino acreditava que seus discípulos, ou aprendizes poderiam fazer as coisas que ele fazia, viver do jeito que ele vivia e fazer as coisas que ele fazia. O processo do discipulado implicava a imitação do rabino, mas para isso o discípulo deveria seguir seu mestre bem de perto. Esse era o significado da recomendação do rabino Yose bem Yozer: “Deixe-se cobrir pela poeira dos pés do seu rabino” (Ed René Kivitz – Revista Ultimato – setembro/outubro 2012 – pág. 42).
Jesus é o nosso rabino, precisamos seguir na intenção de nos tornarmos semelhante a Ele. O mundo precisa ver Cristo através de nós, portanto, chega de falar de Jesus, vamos viver Jesus.

Nos Evangelhos vemos algumas condições para ser um discípulo de Jesus.

1-      Autonegação e suportar a cruz, Mateus 16:24.
...negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
É interessante quando falamos tomar a sua cruz e seguir a Jesus, pois as pessoas tem um pensamento bem deturpado do real sentido. Quando fala em tome sua cruz e segue-me, as pessoas pensam, na cruz que é a sogra, patrão, gerente do banco, marido, esposa... no entanto, o que o texto quer dizer é: siga a Cristo com fidelidade até a morte. A cruz naquela época representava morte. Negar a si mesmo, não é negar quem você é, mas negar quem os outros dizem que você é. Negar a si mesmo é ser quem somos em Cristo! Cristo não me chama para uma esquizofrenia, ele me convida e copiá-lo e através de meus atos demonstrá-lo, negando o egoísmo, negando a autossuficiência, o processo de negação do si mesmo é uma constante desconstrução para sermos construídos nEle.

2-      Coragem, Lucas 14:26.
Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai... e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”.
Neste versículo vemos que Jesus usa uma hipérbole vívida (exagero) para revelar que seus discípulos devem amar a Cristo de forma mais completa e abnegada, que a si próprio e à sua família. A expressão aborrecer aqui não se trata de maus tratos, provocar raiva, ou qualquer coisa semelhante. O sentido de aborrecer aqui é “amar menos...” e significa submeter tudo, de forma absoluta, inclusive a própria pessoa, a um compromisso total com Cristo. Submeter aqui é entregar-se totalmente, sem reservas, sem barganhas, apenas consciente de que agora “não mais vivo eu Cristo vive em mim...”, fomos resgatados, comprados por Cristo. Deixamos de ser escravos do império das trevas e passamos a ser escravos do império da Luz.

3-      Abandonar tudo, Lucas 14:33.
Assim, pois, todo aquele que dentre vós não abandona a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”.
Nesta vida existem dois Reinos, em um Jesus é o Rei e em outro o diabo é o rei. Aqui Jesus usa mais uma ilustração para frisar o custo de viver como um escravo do Seu Reino na terra, mas também fala do preço pago por todos aqueles que aceitarem o convite do Senhor. É uma mudança de prioridade. Tudo que tenho não é mais meu, é dEle, eu apenas sou seu empregado (escravo) e administro o que é dEle. Um discípulo precisa estar pronto para renunciar muitas coisas. Jesus é a nossa prioridade; Ele é o nosso Senhor e Pastor; Ele nos governa.

4-      Constância, João 8:31.
...se vocês permanecerem em minha palavra, verdadeiramente são meus discípulos”.
Permanecer na palavra não é apenas ler as Escrituras, mas vivê-la, esforçar-se para aplicá-la no dia a dia. Quando lemos os Evangelhos percebemos que por onde Jesus passava, grande multidão o acompanhava, porém, poucos eram discípulos. Nos dias de hoje não é diferente, há muitos que acompanham Jesus porque é bom está perto de quem faz milagres, acompanham até receber o que querem, depois não o seguem mais. Um discípulo de Jesus o acompanha sem perguntar para onde ele vai, apenas caminha junto, porque amanhã quer ser Ele. Permanecer na palavra é ser constante na caminhada de nossa desconstrução, ainda que errando, sendo fraco e cheios de defeitos, nós não o deixamos porque precisamos do Seu amor.

5-      Produção de frutos, João 15:8.
Nisto é glorificado o meu Pai, em que deis muito fruto; assim vos tornareis meus discípulos”.
Aqui em minha sala de estudos vejo da janela doze coqueiros e percebo uma coisa, todos eles têm o fruto. É comum uma árvore frutífera produzir fruto correspondente a sua espécie: Macieira produz maçã; mangueira produz manga; bananeira produz banana e assim por diante. O fato é Cristo é a Videira Verdadeira e nos somos os galhos, se estamos nEle precisamos produzir frutos, não qualquer fruto, mas frutos dignos do Evangelho, frutos de justiça. Muitos ao invés de se preocuparem com o fruto, estão preocupados com os dons, claro que precisamos dos dons, porém o que demonstra que somos discípulos de Jesus é o fruto. Estamos chegando perto da festa natalina e é comum encontrarmos árvores de natal espalhadas pelas ruas e casas, cada uma mais enfeitada que a outra. Os dons são como os enfeites, estão lá, mas não identificam que árvore é, pois não são frutos. Frutifiquemos se queremos nos tornar discípulos de Jesus.

O fato é que o convite de Jesus não mudou, continua sendo o mesmo. Um convite muito simples: SIGA-ME.
Na primeira carta de Pedro no capítulo 2 e versículo 21, lemos o seguinte:
Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos” (grifo meu).
A palavra exemplo no grego é hupogrammon e significa caderno de alfabeto, ou escrever sob, ou ainda caligrafia perfeita. Todos nós quando estamos aprendendo a escrever começamos com um livro chamado: caderno de caligrafia. Aqui essa palavra grega denota esse sentido, Cristo é a letra Original e precisamos nos esforçar para duplicá-lo o mais próximo possível do Original.
Encontramos segurança quando permanecemos no Original (Jesus Cristo)!

Sendo assim, seguir os passos de Jesus como seus discípulos é:
- Ver quem não é visto;
- Ouvir quem não é ouvido;
- Perceber quem não é percebido;
- Transitar por onde não se transitaria;
- Atravessar um caminho de um lado para o outro sem indagações.

O autor Max Lucado em seu livro, Seu nome é Jesus, disse o seguinte:
Divinamente humano; extraordinariamente comum”.
Se nossa missão como discípulos de Jesus é imitá-lo, então sejamos comuns e os melhores humanos como Jesus.
O discípulo de Jesus é um constante aprendiz que se entregou por completo a Jesus Cristo e é totalmente submisso ao seu Mestre.
O discípulo procura em tudo imitar seu Mestre, pois acredita que um dia será igual a ele.

NEle, que é nosso Supremo Modelo.
Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Um comentário:

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...