sexta-feira, 1 de novembro de 2013

HOMO HYPOCRISIS


Pense em um ser que parece nunca estar extinto: é essa raça religiosa condenadora que expõe um Deus tirano, carrasco e condenador, ao invés de expor um Deus que ama loucamente a humanidade e nos deu por obra de graça a salvação, posto que não merecíamos ser salvos e sim condenados.
“A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa, na verdade, não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis, ambas significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos”[1]. Aqui faço uma combinação da palavra homo que denota gênero humano, com hypocrisis no intuito de falar de uma raça que ainda não está em extinção, o homem hipócrita. Homem aqui no sentido de humanidade, servindo para o sexo masculino e feminino.
Jesus chama a religiosidade de hipocrisia. Em Mateus 23:13-39, Jesus chama os religiosos de sua época de hipócritas, pois, fingiam cumprir a vontade de Deus, porém, na hora de pôr em prática os ensinos dEle, eles falhavam. Por exemplo, em Lucas 10 quando o doutor da lei vai testar Jesus perguntando o que fazer para ter a vida eterna, Jesus prontamente pergunta: “o que diz a lei?”. O doutor da lei responde, mas tem resistência no que dizia respeito ao próximo e Jesus segue contando a parábola do Bom Samaritano. Deus não tem uma religião predileta. Vemos isso na parábola do Bom Samaritano. Para os judeus os samaritanos eram indignos e rejeitados por Deus.
Se Deus tem alguma religião é esta: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1.27). A religião é uma criação humana, portanto, passível de críticas. A proposta da religião é até interessante, pois na raiz da palavra significa religar, porém, o que vemos muito em nossos dias são desligamentos, ao invés de religamentos. Se todo ser humano é falho, logo a religião, sendo uma criação humana, também é falha. Só encontramos perfeição no Modelo Perfeito: Jesus Cristo. E Ele mesmo – Jesus – não veio ostentar religião alguma. Religião nos separa, Cristo nos une. Devemos fixar os nossos olhares nEle, se quisermos praticar o que está em Tiago 1:27. Entendo que em tese, a religião deveria proclamar todos os ensinamentos das Escrituras Sagradas, de Gênesis ao Apocalipse com a ênfase do amor de Deus. Mas vou além disto, os seus seguidores deveriam viver, na prática, estes ensinamentos de amor e graça.
O homo hypocrisis é esse ser religioso que se acha sacro santo. Pratica muitas normas religiosas, mas tem muito o que aprender no que diz respeito ao ser o homo spiritus – homem conforme o Espírito de Deus. Ser conforme o Espírito de Deus é ser guiado, direcionado, encorajado por Ele, pelo próprio Deus e manifestar muito mais que palavras sobre Jesus. É preciso manifestar Jesus sem palavras, mas com atitudes! Abandonemos toda hipocrisia religiosa, para vivermos conforme Jesus nos ensinou.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrisia

NEle, que não nos chamou para ser verdadeiros.
Um discípulo no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...