segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O amor tem origem em Deus

Muitas vezes me pego pensando como tem gente querendo ser maior do que o Nazareno. Cristo sempre manifestou o amor como algo vindo da parte de Deus. E Ele desejava que esse amor fosse levado para outros, a fim de saberem o quanto são amados pelo Criador. Jesus é tão louco de amor por você que fez uma oração suplicando que esse amor contagiasse e mudasse a vida de muita gente através da nossa vida.
 “[...]para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. [...] eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” (João 17:21,23).
Neste trecho da oração de Jesus em favor dos discípulos - aqueles ali presentes e os que viriam - percebemos o quanto Ele deseja que manifestemos o amor não apenas com palavras, mas em ações que expressem esse amor que dEle recebemos e desfrutamos.
O apóstolo Paulo entendeu que de fato o amor faz toda a diferença, ele dedica todo um capítulo a este assunto, e neste é destacado a fé e a esperança, porém, o amor é a maior virtude (1 Coríntios 13). Desta maneira, se alguém pensa possuir as boas qualidades e virtudes, mas faltar o amor, não pode ser caracterizado como um discípulo de Jesus.
O próprio Cristo resume os mandamentos no amor: “Ele respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.’” (Lucas 10:27). Daí o porquê de Paulo dizer que o amor é o cumprimento da lei. Praticar os mandamentos da lei, sem amor no coração é mero mecanicismo religioso, seguindo apenas um conjunto de regras, pois quem assim age ainda não experimentou o imenso e incondicional amor do Eterno. Só quem vivenciou esse amor pode clamar “venha nós o Teu Reino”, pois seria contraditório querer viver num reino sem dele experimentar, ou pelo menos ter certeza que é bom. Sendo assim, praticar a lei sem ser possuído pelo amor que acolhe, tolera, suporta e inclui, seria uma tarefa dificílima, impossível mesmo, seria apenas legalismo barato e inconsequente.
O amor é de Deus...” (1 João 4:7). Quem faz esta declaração é aquele que era conhecido como o discípulo do amor, que colocava a cabeça sobre o peito de Jesus. João nesta carta nos confronta de modo simples, porém profundo, a deixarmos de teorizar o amor e passar a praticá-lo. Assim sendo, amar como Jesus amou é um desafio para quem deseja ser discípulo de Cristo, todavia, se o amor é de Deus, peçamos a Ele para encher nosso coração de amor, ou simplesmente caminhemos com Jesus e logo, logo aprenderemos a amar. É impressionante como tem tanta gente que diz amar, mas é por conta gotas, amam até uma pessoa falhar, como se nós não errássemos. O convite do Evangelho é: Amemos sem reservas sem limites!
 Não existiria amor no mundo, se não houvesse Deus! Parece até pretensão demais fazer tal afirmação, porém, um sentimento tão belo que envolve a decisão de aceitar o outro com suas diferenças, erros e defeitos só pode ser algo divino. O amor vem de Deus para os nossos corações, porque, dizem as Escrituras, “Deus é amor” (1 João 4:8). Por isso sempre digo que se tirássemos a palavra: Deus. E esta não existisse mais para nos referir ao Divino usaríamos a palavra: Amor. Esta é a essência dEle! Alguém pode dizer, mas Ele também é Justiça. Concordo, entretanto, até sua justiça é cheia de amor, pois ele não julga como o homem julga e em seu julgamento visa manifestar zelo por tanto nos amar.
O Espírito Santo derrama o amor divino no coração daquele que decide seguir a Cristo. Daí o amor que existe em nós, para que através de nós seja percebido com simples gesto, doando-se e de fato, servindo uns aos outros sem querer receber algo em troca. Quem ama não quer ser maior, ou melhor do que ninguém. Mas alguém pode perguntar: “E quanto aqueles que não decidiram seguir a Cristo e tem amor no coração?”. Minha resposta é: O amor no coração daqueles que ainda não decidiram seguir a Cristo vem de Deus, porque todos os seres humanos foram criados a imagem e semelhança de Deus.
Quando um discípulo de Cristo cresce de fato na graça e no conhecimento do Seu Mestre, cresce também no amor para com o próximo. E repito, esse amor deve ser demonstrado através de atos que manifeste Cristo em nós, que é a melhor mensagem que podemos anunciar. Transformemos a vida em poesia e que nossas ações sejam as belas palavras.
Portanto, não esperemos alguém merecer nosso amor, simplesmente amemos. O nosso amor será como remédio vindo do próprio Deus que não é encaixotado por nenhuma religião, mas que é Amor e manifestou isso quando morreu de braços abertos naquela cruz por mim e por você. Está precisando aprender a amar? Apegue-se a fonte de todo bem: Jesus Cristo.

NEle, que nos amou, nos ama e nos amará apesar de não merecermos.

Daniel L. Gonçalves - Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...

Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...