sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Preciso conhecer Jesus?


O pecado é uma tendência natural para o erro (Sl 51:5; Rm 7:15-17); pecado é a ação errada em relação ao meu semelhante (Pv 14:21; Tg 2:9; 1 Jo 5:17); pecado também é descrença em Jesus (Jo 16:8-9). O pior efeito do pecado (pelo menos em minha opinião) foi à relação entre criatura e Criador que foi cortada (Is 59:2), e não há nada (humanamente falando) que nos tire dessa situação de pecador (Rm 5:6).
A Boa Notícia que tenho para você é que podemos escapar da condenação eterna, através de Jesus. Aliviado? Existe solução para o nosso problema chamado pecado, porém precisamos salientar algumas questões:
1.      Quem é Jesus? (Mt 16:13-17)
Em nossos dias é mais simples acreditar que Jesus é Deus, pois temos o Evangelho (Boa Notícia – A Bíblia) que trata de assuntos concernentes a sua vida, morte e ressurreição. Todavia, na época de Jesus não era tão simples assim, havia toda uma questão histórico-cultural. Acreditar que Jesus era Deus para os hebreus era heresia e para os gregos era loucura, pois diante deles eles viam apenas um homem. Mesmo diante das dificuldades existentes naquela época para declarar que Jesus era, é e sempre será Deus, Pedro ousadamente diz: “Tu és o Cristo (O Messias Ungido prometido), o Filho do Deus vivo”. Pedro confessa que aquele homem vindo de Nazaré era Deus, era o Messias, pelo qual iria vir à salvação da humanidade. Jesus é Deus! Se fez homem para nos salvar do pecado!
2.      Quando Jesus começou a existir? (Jo 1:1-5)
Sendo Jesus Deus, Ele não se limita a tempo e espaço. Antes de o mundo ser mundo Ele já existia, lá no princípio. João em seu evangelho se diferencia dos demais evangelhos. Enquanto os evangelhos estão com sua atenção voltada para os acontecimentos da vida, morte e ressurreição, João dá significado ao que Jesus disse e fez. João já começa seu escrito falando sobre a natureza de Jesus (o homem) Cristo (o Deus). Depois que João faz essa introdução sobre Jesus, ele humildemente diz: “do qual não sou digno de desatar a correia da alparca” (Jo 1:27). Sendo Deus Ele: existiu, existe e existirá para sempre!
3.      Por que Jesus veio ao mundo? (Hb 2:9-18)
Aqui está mais uma pergunta que é de grande importância. Jesus veio ao mundo para nos dar a salvação por meio da graça. Não merecíamos ser salvos, mas Deus em seu grande amor que não impõe condições decidiu nos salvar. Salvação significa libertação do pecado e de suas consequências. A salvação traz para cada um de nós: Harmonia (Com o Eterno criador), equilíbrio (Físico, emocional e espiritual) e felicidade (aqui na terra e na eternidade por meio da vida eterna). Jesus veio ao mundo para que possamos dizer: “Sei que sou salvo. Nasci de novo, tornando-me membro da família de Deus. Como filho de Deus eu tenho a vida eterna”.

4.      Jesus quis vir ao mundo? (Fp 2:5-8; Jo 1:14)
Jesus mesmo sendo Deus não agiu egoisticamente, não se prendeu aos seus atributos e privilégios divinos, mas com humildade executou a vontade do Pai (salvar a humanidade). A única possibilidade de a humanidade ser absolvida da condenação eterna era Jesus se entregar à dor e à vergonhosa morte de cruz. A maior prova que Ele quis vir ao mundo é a doação de Seu sangue lá na cruz, pelo qual por obra de graça, somos salvos.
5.      Quanto vale o sangue de Jesus? (1 Pe 1:17-21)
A expressão “Andai em temor” ou “procedei em sincero temor” contida no versículo dezessete refere-se originalmente à “temor reverente”, de fato esse sentido de um respeito absoluto a um Pai que é grandioso em amor e poder, ao mesmo tempo é severo intransigente quanto ao que é saudável, bom e correto. O sangue do Cordeiro (Jesus Cristo) é a única ação legal e salvadora (libertadora). Por este motivo Ele é o único que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).
6.      Quanto custou a salvação para você? (Ef 2:4-10)
Paulo andava conforme a Lei de Moisés antes de ser convertido. Por este motivo ele insistia num ponto-chave do Evangelho: a vida eterna não se adquire mediante algum rito de obediência a certas regras (obras da Lei), mas é concedida pela graça de Deus. Não há nada que possamos fazer para merecer a salvação! Todavia, devemos observar a seguinte questão: as boas obras não servem para obter a salvação, mas é a consequência natural da experiência do amor de Deus em Cristo. A salvação nos custa nada é de graça, 0800!
7.      Você precisa da fé? (Rm 5:1-11)
A fé não é só o reconhecimento da existência de Deus ou a aceitação das verdades reveladas pó Ele, é também um encontro com o Senhor. O encontro que muda totalmente o sentido e o curso de nossa vida. Paulo falando aos cristãos de Roma diz: “Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus”. Após confessarmos Jesus como nosso Senhor e Salvador, temos paz com Deus, o que é muito diferente de termos sentimentos de paz, como paciência, serenidade... Está em paz com Deus é está reconciliado com Ele, ou seja, não há mais separação, condenação, pecado que bloqueia nosso relacionamento com o Pai. Todavia, só podemos desfrutar desta paz com Deus, porque Jesus pagou o valor total ao morrer lá na cruz.
Portanto, concluímos que:
a)      Somos pecadores e estávamos condenados (Rm 3:23; 6:23).
b)      Jesus é a única solução para o nosso problema, porque só Ele salva (Jo 3:16).
c)      A fé em Jesus Cristo é a condição para a salvação (At 16:31).

NEle, que nos a conhece-lo todos os dias.
Um discípulo no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...