sexta-feira, 23 de março de 2012

Confiança Irresponsável

Para isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada” – Hebreus 10:35.

Estive conversando com uns amigos meus, Cristophane Rafael e Douglas Alves sobre confiança. E hoje pela manhã acordei com esse assunto na cabeça martelando. Então me veio um texto bem conhecido sobre confiança: “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” - Salmos 125:1. Na teoria confiar é muito fácil, porém como disse Douglas colocá-la em prática como vida é renegar o eu.
Confiar em Deus é como se você estivesse em standby (modo de espera), deixar de agir para ser agido. Com respeito a isso Cristophane disse que a confiança é a prova de que dependemos de Deus e apenas isso.
Atualmente tenho percebido que tratamos a oração e a adoração como crianças que está começando seu primeiro dia de aula com muita timidez. E a ideia de oração e adoração nas Escrituras não tem nada haver com isso. Ou então tratamos a oração e adoração mecanicamente como se tivéssemos um botão liga e desliga sem nada sentir, sem nada perceber, sem nada ouvir. Ou pior agimos com barganhas em momentos de oração e adoração – “Senhor eu vou passar tantos momentos em oração, mas para receber tal coisa em troca, vou fazer tantas horas de louvor para obter a minha casa própria”.
Como lutadores de UFC campeões e experientes no octágono, nós que seguimos a Cristo precisamos transpirar confiança em nossa conversa com Deus, confiança em Suas palavras e promessas: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá” – 1 João 5:14.
Confiança no ponto de vista humano é muitas vezes irresponsável, por exemplo, o caso de Abraão “Sai-te da tua terra, da tua parentela para a terra que eu te mostrarei. E farei de ti uma grande nação, e tu serás uma benção” - Gênesis 12:1-2. Na ótica humana Abraão foi completamente irresponsável, não sabia para onde ia, não fez estique de comida, não sabia o quanto de água iria precisar, ele simplesmente confiou cegamente em Deus.
Um dos motivos para nossa falta de confiança é a nossa incerteza de qual é a vontade de Deus para certos momentos da nossa vida. Muitas vezes até desejamos uma orientação divina e até procuramos obedecer, porém, até que ponto devemos ir quando o caminho não está tão claro, ou marcado como queremos? Todavia, meu amigo, podemos não conhecer a vontade de Deus em determinadas circunstâncias, mas com certeza podemos orar com confiança mesmo assim, desde que estejamos dispostos a fazer algumas coisas.
Queremos apenas dar graças a Deus quando vemos tudo favorável a nós mesmos, porém devemos louvá-lo independentemente da situação. Podemos dar graças a Deus por tudo e em tudo (mesmo que tudo pareça está dando errado), sabendo que Ele é Soberano e está no controle de tudo.
Agimos e trabalhamos de diversas maneiras, porém estamos sempre preparados para mudar de rumo. Deus sabe o que é bom, agradável e perfeito para cada um de nós, então só nos resta aceitar o plano dEle, mesmo se discordarmos, deixemos Deus agir e paremos de agir.
Nossa principal finalidade aqui na terra, não é para debatermos pontos teológicos, confrontarmos outros, criticá-los, conquistarmos independência financeira, etc. Nossa principal finalidade é glorificar e honrar a Deus. Seja qual for o seu modo de exaltar a Deus, exalte com amor demonstrando total dependência dEle. Glorifiquemos a Deus não apenas para receber nossas respostas e sim porque o amamos.

NEle que sonda nosso coração e revela nossas verdadeiras motivações.
Daniel Lima
Recife
PE

3 comentários:

  1. HOJE, EU DIGO QUE CONFIAR EM DEUS É ESTAR CEGO...
    ...PRA MINHAS FORÇAS, MINHAS POSSIBILIDADES, MINHAS CAPACIDADES...
    DEFINITIVAMENTE, CEGO!!!

    ResponderExcluir
  2. Confiar é trabalhar descançando e descançado nos braços de Abba, pense num mistério!!!

    ResponderExcluir
  3. Confiar é esquecer de Deus e deixar que Ele seja como ar que respiramos...

    ResponderExcluir

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...