segunda-feira, 12 de março de 2012

O caminho do pecado...

No dia 1 de fevereiro eu e minha esposa fomos lá na comunidade cristã, o L’Abri onde o mano Martorelli pastoreia. Era quarta-feira e aquela seria a primeira noite de uma série de estudos sobre os salmos. Esse texto é com base na reflexão daquela noite noite. Após o louvor foi lido o salmos 1 que diz:
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.
Bem-aventurado, além de ser mais do que feliz o significado literal da palavra é como se o salmista aqui estivesse tentando nos mostrar o caminho da felicidade. Porém ele começa falando do caminho dos pecadores. Todo pecado é suicida ou homicida, mas mesmo homicida é suicida. O pecado me faz um instrumento de destruição de mim mesmo e do meu semelhante. O pecado cresce dentro de nós até externar e matar. O que leva o homem a entrar no caminho do pecado é:
1.   Cobiça que é igual a ter, ser ou fazer a mentira. A cobiça é o caminho dos pecadores, todo pecado nasce com a cobiça.
2.   Legitimação e justificação da cobiça. Aprovar o pecado é pior do que pecar, pois corrompe as pessoas. Cuidado com estas frases:
·         É só dessa vez.
·         É a última vez.
·         Ninguém vai saber.
·         Que mal fará?
·         Tem muita coisa pior.
Enquanto você usa essas frases para si está buscando a ruína, mas quando faz para o outro você é o diabo!

O pecado mexe com duas áreas da nossa vida:
1.   Prazer.
2.   Desafio.

Nos versículos 4 e 5 vemos que esse caminho do pecado nos leva a resultados que não perdurarão após o pecado. A consequência do pecado é a perda da permanência da comunhão.
É muito interessante essa preocupação primária do salmista em nos mostrar o caminho do pecado para não percorrermos por ele. Quando o nosso prazer está no Senhor se percorre o caminho da felicidade. Sendo assim o nosso prazer está neste amor maior, que constrói e dar vida.  Um amor imarcescível (que nunca murcha).
E o salmista termina fazendo uma comparação entre o ímpio e o justo. O ímpio não se agrega. O justo se agrega e comunga (v.6). Daí nos vem a seguinte indagação: “O que vamos fazer com o resto da nossa vida?” Com nossa vida responderemos. O caminho do suicídio, homicídio ou da vida? O caminho do pecado ou o caminho da felicidade (bem-aventurado)? Cabe a cada um de nós refletir e percorrer o caminho que o Eterno já disponibilizou para cada um de nós!

NEle que nos guia no caminho da felicidade com comunhão e vida!
Daniel Lima
Recife
PE

Um comentário:

  1. Lindo texto Pr. Daniel... Sempre que leio essa passagem da biblia vejo uma fase da minha vida em que muita coisa ainda preciso consertar, principalmente quando uso algumas das citações acima:Ninguem vai saber, que mal há, ou ha coisas muito pior ... Neste momento paro e reflito sobre muitas atitudes minhas ... Obg pelas sábias palavras,
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...