domingo, 22 de abril de 2012

Comunhão para a vida


Na área de informática existem programas que são de acesso remoto. Com eles você controla o computador de qualquer amigo e até pode ajudá-lo a instalar algum programa para melhorar o desempenho do computador. Esse programa é bem interessante, pois enquanto estamos com cursor do nosso mouse parado (sem movimentá-lo), a outra pessoa, em qualquer lugar, faz o movimento. Parece algo fantasmagórico. Este exemplo citado é apenas uma espécie de metáfora para se remeter ao nosso relacionamento com Cristo. Deixemos, portanto, Cristo movimentar nosso mouse e nos reconfigurar; nos refazer e, se necessário for, nos formatar. “Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim...”. Muitas vezes é necessário instalar em nós o software do Espírito Santo, no intuito de ser o nosso “Help Desk”. Lembro-me quando trabalhava com telemarketing, assim que nosso computador dava qualquer problema ligávamos para o ramal do “Help Desk” (serviço de apoio a usuários para suporte e resolução de problemas técnicos; de informática; telefonia...). Deixemos Cristo solucionar nossos problemas. Se porventura não temos facilidade em perdoar, peçamos a Ele ajuda neste exercício fundamental da nossa caminhada de fé.
Ter comunhão ou intimidade com Jesus, como alguém que interage conosco e nós com Ele, como esse programa de acesso remoto, nos coloca diante de um espelho que mostra o tempo todo quem somos. Mostra que precisamos o tempo todo de ajuda para melhorar aqui e ali. Não nos aproveitemos da graça, da bondade e da misericórdia de Deus para vivermos uma vida de constantes quedas (pecados recorrentes). Ouvi uma frase do Samuel Andrade que elucida esta afirmativa: “A graça é para todos e não para tudo”! Viver uma vida de erro em erro, num ciclo vicioso de "eu peco e Jesus perdoa" e ainda tentar justificar isso dizendo: “Ah, mas eu sou salvo pela graça”. Isso na verdade é banalizar a graça, pois a graça do Pai traz consigo responsabilidade. O fato é que somos pecadores e o Pai nos ama, porém é preciso que lembremos que estamos em constante aperfeiçoamento (pelo menos esse é o ideal).
Precisamos aterrissar o avião da nossa existência nas mãos de Deus. Fazer como diz o salmista: descansar no Senhor (Sl 37). Confiar que Ele está no controle da nossa vida, mesmo quando não sabemos como agir, ainda que nos sobrevenha tamanha tristeza, angústia e dor. Se recebermos uma notícia ruim daquelas que voltaríamos ao passado para reverter, mesmo assim precisamos confiar que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Policarpo de Esmirna certa vez disse: “Jesus nunca me desamparou, eu também não o abandonarei” (quando persuadiram-no a negar a fé em Cristo). Quando conhecemos a Deus não apenas de ouvir falar, mas de andar com Ele, ainda que o vento esteja contrário, nEle confiarei, e se todos nos desampararem, Ele nunca nos desampara. Então, em momentos difíceis, valorizemos ainda mais a presença de Cristo em nós, refletindo e procurando aprender com o momento. Todavia, muitas vezes, queremos Deus como nosso servo, girando na órbita da nossa vida, fazendo em todo tempo nossos desejos. Porém, o que Ele tem para nós é mais elevado, não podemos alcançar. Por isso confiemos e descansemos em Sua vontade.
A vida só é bem vivida, quando vivemos em Deus para o próximo. Diz um ditado popular: “Quem não vive para servir, não serve para viver”. Quando deixamos o Senhor tomar conta de nossa vida, e procuramos pôr em prática o que Ele nos ensinou com a Sua própria existência, o que logo aparece em nós e através de nós é o amor. Amor este no qual fomos alcançados por Ele e para Ele. Muitos procuram “cavar” as Escrituras para se isentar da prática desse amor com que Ele nos amou. Precisamos parar de cavar para sermos cavados pela Palavra. E quando isso acontece em nós, se inicia um processo de retirada de muito entulho que estava apenas deixando a nossa vida mais pesada. Deixemos o que nos deixa pesados e passemos a caminhar com leveza, pois o fardo é leve. Portanto, deixemos Ele no controle da nossa vida e Ele saberá organizar nosso ser. Sendo assim, quando chegar o momento difícil, saberemos nos portar com total confiança, e quando vier a raiva vingativa e o sentimento de justiça própria, que transbordemos de amor, para espalharmos a mesma graça que, um dia, nos alcançou. Afinal de contas, o Evangelho deve ser vida e não apenas palavras.

NEle que quando governa não faz imposições, mas com amor nos direciona cada vez mais para o Seu amor.

Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...