sexta-feira, 20 de abril de 2012

Relacionar com a Escritura, ou com a Palavra?


UM CAMINHANTE NO CAMINHO DIZ: Ontem fui a uma livraria evangélica para ver algumas novidades. Como sempre, vi um pequeno grupo de teólogos debatendo as Escrituras. Impressionante como existem pessoas que se preocupam em debater e defender às Escrituras, ou tecer suas opiniões sobre as elas. Crê-se que as Escrituras são verdade de Deus para humanidade. Sendo assim, não precisamos defender o que de fato e de direito é verdade. Verdade apenas se expõe. Muitos estudam apenas para serem vistos como os “tops do conhecimento”, por pura vaidade e soberba. Estuda-se mais as Escrituras para debater do que para se viver.
Alguns até chegam a venerar o livro, as Sagradas Escrituras. Porém a bíblia é um livro. Como livro, pode ter suas páginas riscadas com palavras de baixo calão; pode-se usar as páginas para fazer um cigarro de maconha; pode-se rasgar. Enfim, a bíblia é um livro como qualquer outro, quando fechado ou lido displicentemente.Todavia, quando passamos a ler e praticá-la temos o real encontro com a Palavra (Jesus). “No princípio era a Palavra...” – João 1:1. Jesus é a Palavra de Deus para humanidade, a Boa Notícia que nos traz salvação. A Boa Nova que Ele nos ama mesmo sem amá-lo. No entanto, parece que procuramos nos relacionar muito mais com o livro, com as Escrituras, do que com a Palavra. Com isto, teorias e mais teorias nascem, pois a relação com as Escrituras é mais forte do que com a Palavra.
Quanto mais ênfase às letras, mais distantes da graça e do amor estamos, pois o que de fato acontece é separação ao invés de ajuntamento. "Eu sou reformado"; "eu sou pentecostal", "eu sou...". Perceba que não estou fazendo apologia a nenhuma corrente teológica, até porque precisamos rever nossos conceitos de seguir à paz com todos, amar uns aos outros, ser reconhecidos pelo amor de Deus em nós e através de nós. O Evangelho deve nos unir e não nos separar!
Procuremos conhecer mais a Palavra das Escrituras; ter intimidade com o Seu autor. Do contrário, prenderemos Cristo na masmorra da exegese e hermenêutica. A graça será como uma foto em preto e branco, já amarelada e esquecida no álbum da religião. Cristo não tinha argumentos religiosos, Ele falava Boas Novas do Reino!
Cristo é a Palavra; a Escritura é só um livro, e Jesus Cristo é uma pessoa - e não um objeto religioso e nem um amuleto -. Tratar a Palavra como uma pessoa e manter um relacionamento deve ser prioridade em nossa caminhada como discípulos do Mestre. Eu e você somos pessoas, e não gostamos quando alguém se aproxima de nós apenas por interesse. Pessoas aproveitadoras, que se chegam a nós apenas com a intenção de ganhar algo, quando ganham se esquecem de nós e só reaparecem quando precisarem de novo. Muitas vezes agimos assim com o Senhor. Quando as coisas apertam e a crise chega, começamos a orar "sem cessar", lemos diversos capítulos da bíblia; louvamos até um hinário completo. Porém, quando recebemos, não agradecemos. Ler a bíblia em nossa devocional? Nem pensar! Pegamos na bíblia algumas vezes quando vamos à comunidade. Louvar a Deus? Nem sabemos mais o que é isso (se é que algum dia soubemos e fizemos), pois tudo que fizemos foi apenas uma troca, uma barganha.
Relacionar com a Palavra e não com a Escritura, é ter comunhão com o autor através de uma leitura diária da bíblia, visando aplicar o texto ao dia a dia. Enquanto a Escritura for apenas letras e intelectualidade para nós, não transmitiremos vida por meio de nós. O Evangelho precisa ser vida e parar de ser meras palavrinhas soltas, em um sistema teológico apologético. Seria tão bom se lêssemos a bíblia e visualizássemos a imagem do que lemos! Porém, melhor seria se fôssemos como as antigas câmeras polaroides, que tiravam fotos e revelavam na hora. Precisamos ser polaroides das Boas Novas, revelando para o mundo a imensa bondade e misericórdia do Senhor.
Portanto, meus amigos, leiamos diariamente a bíblia, mas buscando relacionar-se com o Senhor, com a Palavra. Não moldando as Escrituras ao que queremos defender.
Tenhamos o cuidado para não transformar um livro, que foi feito para trazer vida, em ferramenta de morte!

NEle que é a Palavra viva e revelada para os homens, entre os homens, porque deseja relacionar-se com os homens pecadores.
Daniel Lima
Um caminhante no Caminho
--
Salvos pela Graça...
Unidos pela Bondade e Misericórdia...
Chamados para Servir...
Marcados pelo Amor...
Que seja assim a nossa caminhada,

Vivendo o Evangelho no Caminho!

6 comentários:

  1. Muito bom para refletirmos como estamos agindo! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, querido mano. Deus continue te abençoando. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Irmão, tenho algumas considerações com relação a esse seu texto:

    1) "Cristo não tinha argumentos religiosos".

    E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
    E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
    -- Lucas 2:46-47

    Ele não tinha? Você não quis dizer "não usava"? E o que seriam "argumentos religiosos", especificamente? Você os usa como termo pejorativo?

    2) Qual sua definição de louvor?

    ResponderExcluir
  4. Olha,,,muito bom,sim..Gostei muito e peço a permissão para postar,amado..Deus seja com seu espítrito!

    ResponderExcluir
  5. Amado irmão Daniel, termologias acabam nôs jogando nos braços da teologia. Os diálogos, a cerca das coisas de Deus, existem dês do tempo dos Apóstolos, o próprio Paulo e um exemplo; a grande questão diz respeito a comercialização do conhecimento e títulos conseguidos através do mesmo.
    Os Dons são distribuídos a Igreja conforme a vontade de Deus e não segundo a vontade dos homens, inclusive o de Mestre, é exatamente ai aonde muitos tem errado, a consequência são os falsos Pastores e Mestres, produtos de uma industria de teólogos, que vem crescendo mais e mais a cada dia.
    Mas eu continuo crendo no organismo da Igreja de Cristo, e não na organização igreja de homens. Acredito no Espirito Santo e nos dons que nos são dados segundo o proposito de Deus em favor da sua Igreja. De resto, tudo não passa de charlatanismo, com uma unica finalidade, desvirtuar a muitos. Mas, conhecereis a verdade e a verdade vus libertara.

    A partir da próxima semana, passarei a postar no Blog abaixo, alguns assuntos que vão nos ajudar a entender muitas coisa a cerca das falsas teologias humanistas.
    O Senhor os Abençoe.

    assembleiacn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pés no chão e cabeça no céu, né mano? Texto edificante, bíblico, que nos alerta sobre o que o apóstolo Paulo já dizia: A LETRA MATA! Que a Palavra seja sempre para nós, alento, direção, exortação e edificação. O que na verdade importa é nossa relação com o Autor. Só assim sairemos do patamar da religião e passaremos ao nível da vida em abundância! Parabéns!

    ResponderExcluir

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...