terça-feira, 15 de maio de 2012

Aparência


O apartamento que moro fica numa avenida bem movimentada, buzinas, sirenes, ruídos de motores, etc. Faz parte do meu dia a dia, porém hoje a manhã foi bem silenciosa. Olhei pela janela e havia poucos carros, pouca movimentação. De repente o silêncio foi quebrado pelos cantos dos pássaros que a tempo não escutava. Abri a janela e contemplei a beleza da manhã. O sol ainda estava frio. O vento nas palhas dos coqueiros fazia um suave som, combinado com os cantos dos pardais e as brancas nuvens no céu, já era mais que o bastante para agradecer ao Pai por mais um dia.
Impressionante como temos tanta facilidade para perceber apenas coisas ruins e reclamar, quando vemos coisas boas, belas e simples, mas que transmitem tantos significados não paramos para agradecer. O ser humano tem uma forte inclinação para reclamar, porém o agradecer precisa ser exercitado. Quando somos gratos conseguimos ver a vida com mais cores e saímos da rotina do preto e branco, enxergando a vida muitas vezes na escala cinza. Ao invés de sentir o vento no rosto e agradecer, geralmente falamos que o ar está poluído. 
É... Realmente reclamamos de tudo. Até mesmo do nosso corpo. Olhamos no espelho e quando nos vemos pensamos em mudar aqui e ali. Estava assistindo um desses programas de bem estar e os apresentadores falavam que a mulher quer ficar magra e o homem mais gordo para transformar o excesso de calorias em massa muscular. Ainda no programa comentaram que em nossos dias, esse desejo por eternizar a beleza exacerbou-se tanto que virou uma patologia. Nos homens, a disfunção chama-se vigorexia e, nas mulheres, anorexia. Ambas as doenças são transtornos da percepção por parte do doente de que sua própria imagem está distorcida.
Certa vez comprei uma maçã muito bonita, bem vermelha, brilhosa e até dava água na boca em vê-la. Comprei quatro maçãs daquelas. Quando cheguei em casa lavei uma daquelas e fui logo mordendo. Aquela maçã só tinha massa, sem gosto e aquela bela casca vermelha e brilhosa amargava. Quantas vezes compramos algo pela aparência e logo nos decepcionamos. Aparência não é tudo!
Melhor que a aparência é o intimo. Não adianta esta com o corpo desejado por fora se a alma chora angustiada lá dentro. Um dia tudo em nós sofrerá o passar dos tempos e a gravidade. O corpo atlético de hoje pode ser o corpo com rugas amanhã.
O Pai nos convida a amar uns aos outros como amamos a nós mesmos, mas se não nos amamos como amar o nosso semelhante? É preciso encher o coração de amor, cantar com alegria, viver a vida plenamente e agradecer por tudo, desta forma o mundo ao nosso redor renasce. Quando nosso ser é invadido pelo amor, tudo ao nosso redor fica diferente, porque tudo dentro de nós tem mais vida e mais cor. Desta forma perdoamos a quem nos ofendeu e ao invés de espalharmos a beleza através da estética começamos a enxergar as pessoas como elas são por dentro. Sendo assim, começamos a perceber quando alguém sem paz no coração tenta disfarçar a tristeza com um sorriso amarelo.
Portanto, meus amigos, muito mais que aparência nos preocupemos com a nossa alma para que não esteja vazia e, para suprir esse vazio muitas vezes fazemos coisas sem sentido. Amemo-nos como somos, sejamos mordomos do nosso corpo, fazendo exercícios e tendo uma alimentação saudável. Entretanto, cuidemos também da nossa alma com Palavra de Vida, daquele que tanto nos amou, ama e amará loucamente. Nunca esqueça, somos pecadores, miseravelmente pecadores, mas mesmo assim Ele nos ama com amor incondicional, salvos pela graça. O que já é o bastante para enchermos sempre nosso ser com belas canções e valorizarmos cada detalhe da vida. Viva a vida com esperança e na esperança, contemplando o imenso céu azul, os pássaros, as árvores... e veja que Este que criou tudo isso nos ama e deseja que o amemos e amemos os nossos semelhantes!

NEle que não vê a aparência e sim o coração, para vivermos o amor em amor, com o coração cheio do Seu imenso amor.

Um peregrino no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

2 comentários:

  1. Amém!!
    Muito bom o texto!
    Fique na Paz!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto,querido mano!

    Lembro-me de uma campanha pulicitária antiga ,cujo slogan era :"O mundo trata melhor quem se veste bem!".
    Eu era menina,ouvia aquilo e ficava angustiada...
    A idéia é a aceitação,estar com o exterior impecável!
    E na verdade o difícil é amar,"...Amar o próximo como a si mesmo..."
    Amar a si mesmo,se aceitar,se adimirar para muitos é uma tarefa difícil.Fácil é o culto ao corpo,ao consumo da moda,a beleza a qualquer preço...Pura fantasia.
    Hoje olho através de Cristo,não me angustio mais,o "mundo" não precisa me tratar melhor,
    minha aparência tem que ter o reflexo da minha alma,a beleza começa nos meus olhos e que pela graça de Deus,tem sido não bonita,mas linda!
    Citando o poeta que disse que "Desculpem as feias ,mas beleza é fundamental...",retruco dizendo: "Desculpe se te parece feio,mas meus olhos conseguem enxergar a fundamental beleza de tudo!"

    Nele ,que nos vê em beleza eterna .

    ResponderExcluir

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...