quarta-feira, 30 de maio de 2012

Seguindo como uma sombra


Ontem fui almoçar na casa da querida vó Carminha. Como de costume fui caminhando e desfrutando dos raios do sol e de tudo ao meu redor. Carros, caminhões, ônibus e motos passavam por mim; pais com seus filhos que largavam da escola; adolescentes brincando e rindo bastante fazendo assim um contraste com o barulho dos motores e sorrisos. No outro lado da rua, vi um senhor de idade puxando uma carroça e recolhendo recicláveis, porém, bem ao lado dele saía do banco um carro importado. Enquanto um estava protegido do sol e no ar condicionado, o outro naquele sol do meio dia puxava sua pesada carroça de recicláveis para levar o sustendo ao seu lar.
Ao chegar à ponte que liga um bairro a outro, reduzi meus passos para olhar a maré. A minha esquerda percebi palafitas, um pouco mais a frente destroços de barracos que se foram com um incêndio que lamentavelmente aconteceu naquela comunidade. Erguendo meu olhar para direita um pouco distante um belo edifício, que mais uma vez chamou minha atenção para a diferença social que muitas vezes nos separa do nosso semelhante.
No meio da ponte outra coisa chamou a minha atenção. Vinham dois homens cada um em uma bicicleta, um aparentava ter uns quarenta anos e outro uns vinte e dois, o mais velho tinha sua bicicleta menos pesada com algumas cargas que levava, o mais novo estava com a bicicleta bem mais pesada que nem aguentou pedalar mais, preferiu empurrar a bicicleta. Não demorou muito e o mais novo gritou: “Vai pra onde?” e o mais velho disse: “Rapaz, venha atrás de mim, eu disse que sei onde é!”, com essa pergunta seguida pela afirmação comecei a olhar para minha sombra e lembrei que Jesus deseja isso de cada um de nós: “Vem e segue-me – ou como disse aquele homem: venha atrás de mim!”.
Jesus nos convida a viver o Evangelho no dia a dia, caminhando pelas ruas, percebendo as necessidades das pessoas e promovendo vida, amor e bondade com nossas atitudes e não apenas com palavras. Muitas vezes falamos tanto de Jesus, mas será que estamos vivendo Jesus, de modo que as pessoas olhem para nós e vejam atitudes que lembrem as atitudes de Jesus? Pensando em tudo isso, olhei novamente para minha sombra enquanto caminhava (foto ao lado) e me veio à mente a seguinte frase: “Como seria bom se fôssemos à sombra de Cristo”. Obviamente, nossa sombra caminha conosco o tempo todo, para onde vamos ela vai.
Seguir a Cristo é caminhar junto a Ele sem perguntar para onde Ele vai. É acompanhá-lo na certeza que Ele vai nos levará a  um lugar melhor. Nessa caminhada diária com Cristo o mais fascinante é que somos desconstruídos para sermos construídos nEle, afim de sermos a réplica, a sombra de sua imagem aqui na terra. Caminhar com Cristo é saber que não estamos caminhando apenas com um grande pensador, mestre, ou revolucionário, mas estou caminhando com o Deus que criou cada detalhe deste universo; cada folha de árvore; cada pequeno músculo de uma lagarta. O Deus que criou todas as coisas é o mesmo que caminha com cada um de nós: “Estou convosco todos os dias”. Muitas vezes nos esquecemos disso, principalmente quando as coisas ficam difíceis e não percebemos que Ele caminha ao nosso lado o tempo todo e que está ao nosso lado aguardando que falemos com Ele.
Vivemos numa agitação constante que dizemos não ter tempo para conversar com o Criador de todas as coisas, porém, queremos ouvi-lo. Todavia, Ele fala com aqueles que têm tempo para ouvi-lo! Ele fala o tempo todo, em tudo, basta ter a sensibilidade de perceber sua meiga e suave voz como uma leve brisa que passa em nosso rosto. Caminhar com Cristo é ser ensinado por Ele para viver nEle, do modo dEle.
Portanto, sejamos à sombra de Cristo, caminhando lado à lado com Ele. Como aquele homem nos disse: “Rapaz, venha atrás de mim, eu disse que sei onde é!”, Jesus também nos diz o tempo todo: “venha atrás de mim, sem dúvidas e incertezas, apenas caminhe na certeza que Ele já sabe onde é para você e eu chegarmos. Apenas Ele é o Caminho que nos conduz ao melhor lugar do mundo. Ainda que esteja tudo difícil em sua vida, caminha com Jesus apredendo com Ele o real sentido da vida, pois nas dificuldades vemos o quanto somos dependentes dEle e do Seu amor e percebemos que Ele não nos desampara jamais.

NEle, que nos convida a caminhar com o coração aberto sem indagações do destino final, mas confiantes de que Ele sabe para onde está nos levando.
Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Um comentário:

  1. Amém!!É um desafio diário caminhar lado a lado com Jesus.Mas com a graça DEle conseguiremos.Ótimo texto mano! abraço.

    ResponderExcluir

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...