terça-feira, 3 de julho de 2012

Marca da Tristeza

Quem gosta desta marca? Ninguém em sã consciência gosta da tristeza. Ainda mais hoje que até mesmo em ambientes “evangélicos” se prega tanto o triunfalismo – Crente não pode ter tristeza e nem sofrer, porque crente só tem vitória! Enfim, o fato é que somos seres humanos e tristeza faz parte das nossas emoções e de nosso processo de maturidade também. Tenho percebido que a tristeza, também nos faz valorizar mais os momentos alegres, até mesmo aqueles que às vezes desconsideramos.
Existe um salmo que nesses momentos até parece um eco de diversas vozes que passam por tristezas o salmo diz: “Por que estás abatida o minha alma? Por que te perturbas em mim?” Diversas vezes nos sentimos assim nos sentido um abatimento na alma, até parece que esse salmo vai se eternizar em nós, mas espere o salmo não acabou, ele continua dizendo: “Espera em Deus, pois eu ainda o louvarei, a Ele meu auxílio e Deus meu”. É como se o salmista estivesse dizendo: “Ei, alma, calma, acalme-se tem uma saída, espera em quem te criou”. Quando estudei montagem e manutenção de microcomputador sempre ouvi meu professor dizer: “Quando não sabemos de alguma coisa, a solução é o manual!”. E de fato é mesmo! Quem nos criou deixou um manual e quando não sabemos, ou não estamos entendendo alguma coisa a solução é ir ao manual.
Em momentos de tristeza é comum perdermos a esperança, mas entenda o que o salmo disse: “Espera em Deus, [...] a Ele meu auxílio e Deus meu”. Só se espera aquilo que existe, pois se não existe não tem porque esperar – bem, não quero aqui entrar no mérito da questão se Deus existe ou não a você que não acredita nEle, posto que tem uma infinidade de pessoas que podem defender isso até melhor que eu – o salmista sabia porque estava pedindo para sua alma esperar. Diz um ditado que a esperança é a última que morre, porém com o nosso Criador a esperança nunca morre. Sendo Cristo nossa esperança temos a certeza de que Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. Nos relacionamentos pessoais passamos tantas vezes por crises, choramos, sofremos e vejam acabam fortificando os relacionamentos, claro que não são todos, pois uns caem na rotina do sofrer, e rotina de sofrimento ninguém quer pra si.
Lembra de José? Aquele do Egito que foi vendido por seus irmãos? Sofreu bastante. Com toda certeza chorou algumas vezes, era humano. Mas, a marca nas obras de arte nunca vem por acaso. Aquele que sofreu tanto, que chorou, depois olha para trás e ver o quanto valeu a pena chorar e sofrer, pois lhe deu maturidade. Para ficar mais claro o que quero dizer, permita-me dar um exemplo. Quantas vezes fizemos, ou fizeram conosco isso alguma vez na vida – Dia do aniversário da criança, ela está naquela expectativa de chegar em casa, encontrar o pai com aquele presente, mas quando chega em casa a mãe nem mesmo deixa entrar e diz vamos à casa da tia. A criança já cria outra expectativa, pensa que vai chegar na casa da tia vai ter festa surpresa e o seu presente vai está lá, porém, quando chega na casa da tia tudo normal, nem sequer dão os parabéns direito. O tio e os primos nem estão em casa. Passa uns minutos e logo a mãe diz, pronto filho vamos embora. A criança já sem expectativa alguma, triste e desesperançada, volta para casa. Quando chega em casa que acende as luzes – Surpresa!!! – Tudo bem, talvez não foi bem desse jeito que você já fez ou passou um dia, mas tenho certeza que deu para entender.
A marca da tristeza dói um pouco, mas solidifica mais a relação com nosso Criador, para nos aproximarmos dEle, sem segundas intenções e apenas com um coração voluntário e grato por seu amor. Essa marca pode até durar um tempinho, mas logo ficaremos como aquela criança dizendo: “Ah, entendi. Então estava tudo combinado. Fomos na casa da tia, para dar tempo do pai organizar a festa e colocar meu presente; do tio e dos primos chegarem para ajudar na festa e me prepararem essa surpresa. Olha só e eu nem acreditava mais que iria ganhar presente, quanto mais festa”. Entenda, o choro dura uma noite, mas logo passa e com o raiar do sol resurgirá ainda mais esperança.
No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo, essas são as palavras do Artesão por Excelência. Então, alegre-se não pelo que vê e, sim pelo que crê. Seu Criador sabe tudo sobre você, se Ele cuida das flores e doa pássaros, quem dirá de mim e de você. Anime-se, use suas lágrimas para regar as flores que vão nascer nesse seu caminhar diário.

NEle que enxuga sempre dos nossos olhos toda lágrima.
Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...