sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sejamos sempre gratos

É comum vermos pessoas reclamando de tudo. Reclamam se o dia está ensolarado e também se está chovendo, se está florido e também se está sem flores. Reclamam do corpo, cabelo, olhos e desejam tudo que nos outros tem. Condição financeira então, aí é que vêm reclamações das mais diversas. Parece que as pessoas reclamam para viver e vivem para reclamar. Até quando se faz uma boa ação reclamam, e se não forem reconhecidas pelo que fizeram reclamam muito mais. Será que ganham alguma coisa reclamando de tudo o tempo todo? Se ganham, o que ganham não é bom, porque não param de reclamar.
Paulo em escrevendo aos filipenses no capítulo dois e versículo catorze diz: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas”. Fazer todas as coisas sem reclamar (murmurar) é um dos nossos desafios diário. Agradecer quando tudo vai bem é fácil, porém, quando tudo vira de cabeça para baixo e parece que nada dá certo, agradecer transforma-se em um exercício nada fácil. Ser grato é independente da situação eu agradeço, pois consigo ver até mesmo em meio à crise algo bom. Uma característica de quem reclama é indagar ao Criador: “Por quê estou passando por isso?”. A pessoa que pelo menos entende o princípio da gratidão ainda que faça pergunta a elaboração é diferente: “Para quê estou passando por isso?”. Quando entendemos que em tudo somos ensinados passamos a agradecer até mesmo as coisas aparentemente ruins, pois em momentos ruins o que pesava em nós como peso morto vai caindo ao longo da caminhada.
Cristo sabia que iria morrer na cruz e quando estava falando aos discípulos encontra motivo para agradecer. O pão que simbolizava sua carne sendo transpassada de dores, Ele partiu e deu graças ao Pai. O cálice que simbolizava seu sangue sendo derramado lá na cruz para nos redimir, ele ergueu e também agradeceu. Talvez se fosse qualquer um de nós reclamaríamos, perguntaríamos “por quê?”, mas Ele nada reclamou, tudo suportou e com um coração grato.
Gratidão não depende do que vemos e sim do que cremos. Temos certeza que tudo mudará ao romper da manhã. Ainda que aparentemente tudo esteja acabado como os discípulos no caminho de Emaús estavam quando Jesus morreu, Ele aparecerá novamente em meio a tanta dor e lamento para nos ensinar a agradecer novamente erguendo o pão e dando graças.
Sejamos gratos não apenas quando tudo vai bem, mas também quando aparentemente tudo vai mal – “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18). Um discípulo é sempre grato, pois confia nos ensinamentos do seu Mestre, mesmo que esteja sendo difícil a aceitação. Nunca devemos esquecer que o Artesão da Vida nos ensina diariamente na existência. Portanto, dê graças não apenas com seus lábios, mas com seu coração.

NEle que tomou o pão e o cálice e deu graças mesmo sabendo o que sofreria.
Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...