quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mais um ano inicia...


Das festas de fim de ano guardo algumas lembranças. Sempre no fim do ano gostava de me sentar na frente da casa da minha avó, ou no quintal atrás da casa da minha mãe para ver o céu e admirar o azul e o branco das nuvens. A beleza, singeleza e simplicidade dos presépios também chamavam minha atenção para pensar no nascimento de Jesus. Também gostava de ouvir as músicas das luzes que piscam e sempre na virada do ano a família passava junta na igreja batista.
No primeiro dia do ano muitas pessoas iniciam com muitas promessas: dieta, leitura de livros, estudar mais, etc. São tanto os ideais para o ano seguinte que muitos até apelam para a supertição.  No dia 31 de dezembro é impressionante como se esbanja o que é supérfluo muitos dão tanto valor às coisas que se esquecem de ver pessoas, gente como a gente. Nesta época o fútil passa a ter prioridade e ser útil.
A virada do ano que é antecedida pelo natal cria um ambiente de muita alegria, paz, solidariedade, amor... Parece que todos são tomados pelo “espírito natalino” de se fazer o bem sem olhar a quem. Como seria bom se esse clima de esperança e bondade durasse o ano todo.
Vi muitos presépios: clássicos, artesanais, de porcelana, de barro... Sem falar do colorido nas cores que predominam: verde, vermelho e branco. Árvore de natal, papai Noel, luzes, sinos, velas e tantos acessórios tornam essa festa bela e palpável.
Famílias reunidas, momentos de risos, contagem regressiva e contemplar queima de fogos, demonstram a valorização desse tempo que não deveria durar apenas algumas horas, mas toda a vida. Se ao invés de contemplarmos apenas fogos, contemplássemos diariamente a beleza que nos rodeia: a natureza, o sorriso de uma criança, o canto dos pássaros... Impressionante que quando somos crianças não precisamos de muitas coisas para termos momentos felizes, mas como dizia Chico Anísio: “O problema das crianças é que elas crescem”.
Diversas pessoas que nunca vão a uma comunidade religiosa, no dia de natal e réveillon se dirigem a tais lugares para apresentar o novo ano como se Deus estivesse ali materialmente e depois nunca mais voltam, porém Deus não habita mais em lugares feito de tijolos e cimento. Ele se faz presente onde estão dois ou três reunidos em Seu Nome. Somos habitação do Senhor, Ele habita em nosso coração. Sendo assim precisamos ser preenchidos pelo mesmo sentimento: Amor. Que nosso maior alvo este ano seja: parecer-nos mais com Jesus Cristo. Deixemos de ter um relacionamento superficial com Deus e com o nosso semelhante. Li e ouvi a seguinte frase: “dia 31 de dezembro é o dia mundial da falsidade, pois muitas pessoas que não falam conosco resolvem falar, abraçar e depois passam o ano todo sem falar conosco”. Precisamos desenvolver um relacionamento saudável e mais humano com nosso semelhante sem egoísmo, mas sim com total liberalidade como se estivéssemos fazendo ao Senhor. Neste ano enxerguemos no nosso semelhante à imagem de Deus nele. 
É, mais um ano se inicia e tudo que mais quero este ano é ser eu mesmo com meus defeitos e acertos, melhorando a cada dia. Cansei de ser alguém que não sou eu só para agradar os outros. Quero viver cada momento como se fosse o último e desfrutar a felicidade que cada simples momento proporciona. Minha oração para este ano é que eu me pareça mais com Cristo a cada dia; que a futilidade não ache espaço em meu coração; que a superficialidade seja completamente eliminada do meu ser para que eu possa ser mais humano em meu relacionamento com Deus e com o meu semelhante.

NEle, que é para estar o ano todo em nosso coração e ser demonstrado por meus atos.
Um caminhante no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Um comentário:

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...