sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O que será da nova geração?

Que evangelho é esse (se é que pode chamar essas coisas de evangelho)? Tudo que é falado hoje em dia em nome do evangelho será que é mesmo as boas novas de salvação, ou apenas coisas novas?
Atualmente temos vivido um constante crescimento de “igrejas evangélicas”. Hoje em dia não é tão difícil encontrar uma igreja, tem para todos os gostos e tipos, umas até chegam a fazer slogans de marketing para atrair mais fieis. Não é difícil andar hoje pelas ruas e ver alguém com uma bíblia em mãos, ou lendo. São tantos os movimentos ditos evangélicos, que esse termo (evangélico) se desgastou ao ponto de ficar banalizado, pois cada vez mais com o passar dos anos está se perdendo a essência da fé (posto que até a palavra fé está desgastada).  O evangelho que é tão anunciado hoje está sem a real expressão de boa notícia, boas novas, de modo que está sendo necessário separar o evangelho verdadeiro do falsificado (acredito que precisamos reaprender a essência do que é Evangelho). Toda a solução deste problema que põe em risco a próxima geração encontra-se na bíblia. Voltarmos a ler, não por ler, saber e defender, mas para praticarmos no dia a dia.
O Evangelho é a Boa Notícia de Deus para humanidade, é Cristo que encarnou todo o amor, bondade, misericórdia, paz, humanidade, solidariedade,... Evangelho não pode ser apenas palavras, pois se desgastam com o passar do tempo. Evangelho deve ser palavra e vida!
Voltemos a falar do amor incondicional de Deus (como disse acima repito, não apenas com palavras, mas também com atos), falemos de arrependimento, perdão de pecados, proclamemos a todos a boa notícia que estão na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Todavia, lamentavelmente o que vemos para os adultos nas “igrejas evangélicas” são apenas palavras de entretenimento, repleto de autoajuda, motivação, palavras que massageiam apenas o ego, porém a graça ficou empoeirada abandonada lá no passado e nos púlpitos nem sempre tem vez. Para os jovens que realmente procuram viver uma real mudança de vida de dentro para fora através do imenso amor de Deus (pois muitos não desfrutam de amor nem mesmo pelos pais), oferece-se muitas coisas em nome do gospel que sempre acaba em sorvete, pizza, cachorro quente... menos na essência do ser discípulo de Jesus e vivê-lo. O que estão fazendo com as boas novas? Onde está a graça de Deus? Substituído com coisas humanas muitas vezes condenatórias, no lugar da confiança está confissão positiva, no lugar de depender de Deus para que Ele faça Sua vontade, está o determinismo, ao invés de uma vida centrada no Evangelho com simplicidade, pureza e clareza, está a prosperidade. E as crianças nesses lugares? Para elas a situação tem sido mais caótica, muitas vezes a reunião infantil nem aspecto de culto têm, parece muito mais com um playground com muito brinquedo, diversão e entretenimento (não sou contra que tenha isso desde que haja equilíbrio). Enfim, adultos, jovens e crianças atualmente quando não sabem de nada do Evangelho, sabe-se muito pouco, porque não são ensinados em suas igrejas.  É necessário mergulhar no Evangelho e respirar o amor de Deus para manter sempre nossos “pulmões espirituais” cheios de graça.
O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios disse: “Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo” (1 Co 5:19), simples assim, anunciemos mais esse amor pelo mundo (toda humanidade). George Albert Coe um teórico do início do século 20 falando a respeito da educação cristã disse: “levar cada um a adotar” as boas notícias de salvação “como seu próprio desejo, propósito e prática”. É justamente isso que precisamos, esse é um dos nossos desafios, fazer as pessoas adotarem o amor, o perdão, a graça... em seu dia a dia por seus desejos em praticarem, porque amam o Evangelho e através do Evangelho veem que são amadas pelo Pai. Martinho Lutero certa vez enfatizou: “o Evangelho nada significa até que possamos ouvi-lo e direcioná-lo a nós”. Enquanto acharmos que o Evangelho é bom apenas para outros viverem a mensagem nele falada, significa que para nós ele não é nada, ou não é suficiente. Precisamos ler, mas também viver, falar, mas também praticar, fé e obras.
Os evangélicos precisam deixar de serem apenas frequentadores de igreja, parar de achar sua igreja melhor do que a outra deixar de condenar e julgar os outros e ler mais o Evangelho. Lendo o Evangelho nos encontraremos com o Deus amoroso, criador e salvador. Paremos de caminhar atrás de novidades e deixemos o chamado do Senhor ecoar como novidade em nós e através de nós. Quando voltarmos a essência do Evangelho perceberemos o dom do amor do Deus misericordioso e experimentaremos esse amor. Vamos ter amor pelas palavras do Evangelho, externando elas vivendo esse amor e espalhando amor por onde passarmos.

NEle, que nos convida a um Evangelho simples.
Um discípulo no Caminho.
---
O Caminho é uma pessoa e seu nome é Jesus!
Graça, bondade, paz, perdão e amor...


Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...