quarta-feira, 28 de março de 2012

Estação Reflexão destino Novo Viver.

UM CAMINHANTE NO CAMINHO diz: o ponto inicial para um novo viver é também ficar quieto, ouvir e refletir, pois quando refletimos reorganizamos pensamentos e melhoramos atitudes (ou pelo menos deveria ser assim). É nesse momento que uma retrospectiva da nossa vida é necessária para observarmos as lições aprendidas, os erros cometidos e também as coisas que não valorizamos. É aqui que enxergamos a mão de Deus sempre nos protegendo e nos guiando, mas também percebemos quão insensíveis e injustos somos. Desta forma percebemos que é melhor pararmos de agir e ser agido pelo Eterno.

Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Por isso o orgulho lhes serve de colar, e se vestem de violência. Do seu íntimo brota a maldade; da sua mente transbordam maquinações. Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão. Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra. Por isso o seu povo se volta para eles e bebem suas palavras até saciar-se. Eles dizem: ‘Como saberá Deus? Terá conhecimento o Altíssimo? ’ Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado. Se eu tivesse dito ‘falarei com eles’, teria traído os teus filhos. Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando a gente acorda; quando te levantares, Senhor, tu os farás desaparecer. Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional. Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs. Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras. A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos - Salmo 73 (Sublinhado para destacar).

Neste salmo vemos que enquanto Asafe estava olhando para os ímpios ele diz que por pouco não escorregou, pois apenas indagava e não conseguia enxergar a Deus até que ele entra no santuário do Eterno e compreendeu. E neste momento de reflexão ele começa a perceber que o coração dele estava amargurado e que lá dentro sentia inveja. Enquanto ele não refletiu agia como insensato e ignorante, de modo que ele diz que começou a agir como animal irracional. Todavia quando ele passa por este momento de reflexão ele percebe que sempre estava com Deus e que Ele sempre o tomava pela mão para o sustentar, mesmo que ele não estivesse vendo, Deus estava o dirigindo com Seus conselhos e iria o receber com honras. Quando a ficha de Asafe cai ele diz para mim é bom estar perto de Deus e ele faz do Senhor o seu refúgio.
Quando o Evangelho deixa de ser letras e passa a ser existência em nós, realmente tudo muda. Quando Jesus deixa de ser meros discursos e palavras, a vida que Ele promete nos dar com abundância passa a nos encher e preencher. Mas enquanto não pararmos para refletir vamos passar tempos e mais tempos questionando: “por que tudo está dando errado?” Se Jesus for só mais um quadro pintado, ao invés de ser nosso Guia, Mestre e Senhor, seremos só mais um que acha Jesus um cara legal. Entretanto, se vivermos como Ele viveu, amando como Ele amou, aí sim fará toda a diferença e não só seremos seguidores, mas discípulos de Jesus! Porém para isso acontecer precisamos de um momento sozinhos para ouvirmos a Deus e também a nós mesmos. Precisamos entrar nesse santuário que somos nós e refletir como estamos vivendo para com Deus, com nosso semelhante e com nós mesmos.
Para refletir é necessário sair da agitação externa e muitas vezes interna e ficar um tempo com Cristo em oração. Muitas vezes ficamos aguardando respostas de Deus as nossas orações, mas  será que estamos com os ouvidos abertos e sensíveis para ouví-lo? Existe um grande e bom motivo para nossos momentos de reflexão ser também um momento de calar (silêncio até mesmo para as vozes internas), este momento de reflexão deve ser uma boa oportunidade para orarmos com o coração aberto. Daí o porque de ficar sossegados e quietos diante do Senhor para que possamos ouví-lo. Para ouvir a voz mansa e suave do Senhor é necessário tudo ficar em silêncio, esqueçer os problemas, as dificuldades e está pronto para corrigir-se. Mas na grande agitação de um mundo cheio de ativismo e imediatismo é fácil cair numa rotina e tratar Deus como um mero depósito de pedidos e depois simplesmente ir embora sem reservar tempo para ficar quieto, ouvir e refletir.
Portanto, meus amigos, descamos sempre nesta estação reflexão, para nos encontrarmos em Cristo, vivermos para Ele e ouví-lo com um coração humilde, quebrandado e disponível. Porém, estes momentos de reflexão precisam surtir efeitos em nossas atitudes.

NEle que com Sua voz mansa deseja nos orientar para valorizarmos sempre os momentos com Ele.

Daniel Lima
Um caminhante no Caminho
--
Salvos pela Graça...
Unidos pela Bondade e Misericórdia...
Chamados para Servir...
Marcados pelo Amor...
Que seja assim a nossa caminhada,
Vivendo o Evangelho no Caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países que passaram e passam por aqui!

Map

Vamos Refletir...